Falar de Itália e não falar sobre Igrejas é quase que impossível, não é mesmo? Ao pensarmos em números, temos que 80% da população da bota é católica, sendo a Itália o país com maior número de paróquias do mundo.
Religiosos ou não, nós do blog Italiano na Prática preparamos para você um roteiro de viagem com algumas das Igrejas mais importantes para serem visitadas na Itália. Vamos lá?
IL DUOMO DI MILANO (A Catedral de Milão) – Lombardia
Construída a partir de 1396, por iniciativa do Arcebispo Antonio de Saluzzi, e concluída apenas no século XIX, quando Napoleão Bonaparte, em 1805, invadiu a Itália e ordenou seu término o quanto antes, por desejar ser coroado naquela igreja como rei da Itália em 1813, é a Catedral Gótica mais famosa do mundo. Situada na praça central da cidade de Milão, é conhecida por mesclar os conceitos de verticalidade (grande altura) com o conceito de amplitude (a extensão na horizontal) e possui 45 metros de altura, 109 metros de largura e 157 metros de comprimento. Com estátuas externas e internas, vitrais, sarcófagos de mármore de famílias nobres de Milão, certamente é uma das Igrejas mais importantes da Itália para ser visitada por você.
Site para a compra de ingressos. Dê preferência para a compra online a fim de evitar aglomerações e contato com dinheiro.
LA BASILICA DI SANT’ANTONIO DI PADOVA (A Basílica de Santo Antônio de Pádua) – Veneto
A Basílica de Santo Antônio, conhecida pelo nome de Il Santo (“O Santo”), é o centro religioso mais importante da cidade de Pádua, e é destino de milhares de peregrinos que todos os anos, e em particular no dia 13 de junho, festa do Santo, tomam a cidade para a famosa procissão. A construção da Basílica foi iniciada em 1232 para guardar o túmulo do frade franciscano Antônio, que morreu em Pádua em 1231, e está localizada onde, desde 1110, havia uma igreja dedicada a Maria, então incorporada à Basílica como a Capela de Madonna Mora. A basílica é um edifício gigantesco sem um estilo arquitetônico definido, embora os traços predominantes sejam românicos e góticos.
A visita é gratuita, então não perca a oportunidade de conhecer as relíquias do Santo.
CHIESA DI SAN MICHELE A LUCCA (Igreja de São Miguel em Lucca) – Toscana
A Igreja de São Miguel está localizada na praça de mesmo nome no centro histórico de Lucca, onde no passado era a área do antigo Fórum Romano, centro da cidade e um lugar de reuniões e comércio. A atual igreja foi construída a partir de 1070 a pedido do Papa Alexandre II. O trabalho continuou por um longo tempo e a passagem para períodos posteriores levou à criação de uma obra arquitetônica complexa, dado o contraste de diferentes estilos. O resultado é uma basílica gótica com motivos românicos. A grande estátua de mármore do arcanjo Miguel se destaca na fachada da Igreja, com suas asas e folhas de metal no ato de destruir um dragão com uma lança.
A visita é gratuita e é possível reservar lugares para assistir à missa.
CATTEDRALE DI SANTA MARIA DEL FIORE (A Catedral de Florença) – Toscana
O Duomo de Florença, conhecido também como Santa Maria del Fiore ou Catedral de Florença, encontra-se na Praça do Duomo de Florença. Sua construção foi iniciada no final do século XIII com o projeto de Arnolfo di Cambio, um famoso arquiteto e escultor amante do estilo gótico. Conta com o Campanário de Giotto, que possui 85 metros de altura. Subindo seus 414 degraus chega-se ao topo, de onde é possível apreciar uma vista esplêndida de Florença.
Brunelleschi esculpiu as estátuas para o Duomo e trabalhou em um projeto inovador para fazer da catedral florentina a maior da sua época. Brunelleschi começou a construção do projeto e, em 1421, a base poligonal já estava concluída, enquanto a cúpula só foi finalizada 15 anos depois. A cúpula vermelha da catedral, com 45 metros de diâmetro e 100 metros de altura, era então a maior do mundo e logo se tornou o símbolo de Florença.
Para reservar o seu ingresso acesse o site.
BASILICA DI SANTA MARIA DEGLI ANGELI (Basílica de Santa Maria dos Anjos) – Umbria
A Basílica de Santa Maria degli Angeli é uma igreja católica romana, localizada em Assis, no vilarejo de mesmo nome. Construída a partir de um projeto de Galeazzo Alessi com intervenções de Jacopo Barozzi da Vignola na segunda metade do século XVI. Tem a dignidade de uma Basílica Papal e tem 126 metros de comprimento e 65 de largura. O interior da basílica, com três naves, tem um estilo essencial e simples. Isso é devido ao fato de dar maior ênfase à obra de arte mais importante que engloba: a Porziuncola, pequena capela na qual Francisco de Assis se reunia em oração e tida como a única posse dos franciscanos. No topo da fachada do templo está a estátua de Nossa Senhora em bronze dourado modelado por Colasanti.
A visitação à Basílica e à Porziuncola é gratuita, mas para uma melhor organização é necessário preencher um formulário.
VOCABOLARIO UTILE (Vocabulário útil)
- Chiesa – Igreja
- Croce – Cruz
- Vangelo – Evangelho
- Gesù – Jesus
- Dio – Deus
- Madonna – Nossa Senhora
- Sacra Bibbia – Bíblia Sagrada
- Cristiano/ Cristiana – Cristão/Cristã
- Duomo – Catedral
- Cappella – Capela
- Prete – padre
- Suora – freira
- Santo/ Santa – Santo/Santa
- Messa – Missa
- Vescovo – Bispo
- Battesimo – Batismo
- Fede – fé
- Preghiera – Oração
- Angelo – Anjo
- Candela – Vela
- Miracolo – Milagre
- Anima – Alma
- Peccato – Pecado
Curiosità
Il Padre Nostro in italiano – O Pai Nosso em italiano
Padre Nostro chi sei in celi – Pai Nosso que estais nos céus
sia santificato il tuo nome – santificado seja o vosso nome
venga il tuo regno – venha a nós o vosso reino
sia fatta la tua volontà – seja feita a vossa vontade
come in celo cosi in terra – assim na Terra como no céu
Dacci oggi il nostro pane quotidiano – O pão nosso de cada dia nos dai hoje
i rimetti a noi i nostri debiti – perdoai-nos as nossas ofensas
come noi li remittiamo ai nostri debitori – assimcomo nós perdoamos a quem nos tenha ofendido
e non c’indurre in tentazione – e não nos deixei cair em tentação
ma libraci dal male – mas livrai-nos do mal
Amen – Amém
Caso você pretenda ir à Itália em breve, não se esqueça de conferir nosso artigo sobre os requisitos necessários para entrar na Itália em razão da pandemia de covid-19.
Também não deixem de ler nas próximas semanas os nossos próximos dois artigos de mesma temática, hein?!