Você já deve ter escutado na rádio a música I wanna be your slave, certo? Mas você sabia que esta música é de uma banda italiana? Neste artigo apresentarei a vocês a banda de rock italiana Måneskin. Siete pronti?
Integrantes
- Damiano David, italiano de 22 anos e vocalista
- Victoria De Angelis, italiana de 21 anos e baixista
- Thomas Raggi, italiano de 20 anos e guitarrista
- Ethan Torchio, italiano de 20 anos e baterista
L’inizio (2015 – 2017)
A princípio, o vocalista da banda, Damiano David, fora rejeitado e seu estilo vocal, considerado ali como “muito pop”, não agradou muito os então companheiros de escola. Depois de certa insistência e de uma primeira colaboração entre Damiano e a baixista Victoria De Angelis, em novembro de 2015, alguns anos após seu primeiro encontro, Damiano entrou em contato novamente com Victoria com o propósito de formar um grupo. O guitarrista Thomas Raggi, amigo de De Angelis do ensino médio, e o baterista Ethan Torchio, juntaram-se também a banda por meio de um anúncio publicado em um grupo na rede social Facebook.
Em 2016, o grupo participou do Pulse – High School Band Contest, vencendo-o, e ali, pela primeira vez, usou o nome Måneskin, uma palavra dinamarquesa (traduzida para o português como “clarão da lua” ou “luar”), língua nativa de De Angelis por parte de sua mãe. No mesmo ano fizeram a sua estreia com o primeiro show oficial por ocasião da sua participação no Meeting delle etichette indipendenti, evento musical que se realiza todos os anos em Faenza.
X Factor e Il ballo della vita (2017-2020)
Em 2017, a banda Måneskin participou da décima primeira edição do show de talentos X Factor e, depois de terem passado as fases iniciais do programa com grande sucesso, ficaram em segundo lugar, sob a orientação do mentor Manuel Agnelli. Logo após o programa, saiu Chosen, o primeiro EP da banda, produzido por Lucio Fabbri, e ganhador de um disco de platina duplo certificado pela FIMI (Federazione Industria Musica Italiana), contendo o single homônimo, que receberá a mesma certificação. Mesmo ficando com a segunda colocação, a banda italiana superou o primeiro colocado e manteve-se a frente nas paradas musicais, considerando que ambos lançaram singles praticamente juntos.
No dia 7 de janeiro de 2018, a banda foi convidada para o programa de televisão Che tempo che fa, marcando a primeira aparição deles na TV italiana RAI. Mais tarde eles participaram como convidados em outros programas como E poi c’è Cattelan e Ossigeno, esse último conduzido por Manuel Agnelli. Em 23 de março, eles lançaram o seu segundo single, Morirò da re, que recebeu três discos de platina.
No dia 12 de junho, eles participaram da segunda noite do Wind Music Awards, na qual receberam um disco de platina pelo álbum Chosen. No dia 16 de junho participaram da sétima edição do Radio Italia Live – Il concerto. Diante de tanto sucesso, no dia 6 de setembro, durante a sua turnê de outono, eles abriram o show da banda Imagine Dragons em Milão.
Em 28 de setembro, eles lançaram o single Torna a casa, que foi um enorme sucesso, tornando-se o primeiro single do grupo a alcançar o topo dos Top Singles da FIMI. Em 25 de outubro eles são convidados do primeiro programa ao vivo X Factor 12 e, no dia seguinte, foi lançado então o primeiro álbum de estúdio do grupo, Il ballo della vita.
Para apresentar o álbum, alguns dos cinemas italianos, no dia 24 de outubro, exibiram o documentário This Is Måneskin (arrecadaram 74.306 € com 6.428 ingressos vendidos). O álbum foi seguido de uma turnê europeia, Il Ballo della vita Tour, que esgotou em cada um dos estágios planejados, o que levou o grupo a adicionar novas datas no verão seguinte. Em 31 de outubro de 2019 foram convidados para o X Factor Italia e em 28 de novembro de 2019 se apresentaram no The Dome em Londres.
Il successo internazionale (2020-2021)
Em 30 de outubro de 2020, a banda Måneskin retornou à cena musical com o single Vent’anni. Dois meses depois, eles foram anunciados como competidores no Festival de Sanremo 2021 com a música Zitti e Buoni, saindo vencedores do festival. Em 19 de março de 2021, foi lançado o segundo álbum Teatro d’Ira – Vol. I, composto por oito faixas.
O sucesso no Festival de Sanremo deu-lhes acesso ao Festival Eurovision, um dos maiores eventos culturais da Europa, como representantes da Itália. Com a mesma música vencedora de Sanremo, também venceram o Eurovision e essa vitória provocou um estouro na popularidade da banda, fazendo a música surgir nos primeiros lugares em nível global de várias plataformas de streaming.
Sucesso absoluto com Beggin, a banda Måneskin surpreendeu ao ter a música internacional mais ouvida em todo o Brasil no TOP 200 brasileiro do Spotify. Eles são a primeira banda/grupo internacional a alcançar o 7º lugar no ranking este ano. O marco foi registrado no dia 14 de julho, mas a banda seguiu no TOP 10 até o fim desse mesmo mês. Além desse marco, a banda Måneskin possui 48,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify, dos quais 654 mil são brasileiros.
Måneskin: situações polêmicas
- Logo após a vitória da banda na Eurovision, o vocalista Damiano David foi envolvido numa polêmica nas redes sociais, na qual disseram que ele fizera uso de drogas durante a final. O cantor, a fim de esclarecer o mal entendido, reiterando a sua posição sobre ser antidrogas e fugindo do estereótipo do rockstar das décadas de 80 e 90, fez voluntariamente um exame toxicológico e entregou o resultado, obviamente negativo, à União Europeia de Radiodifusão para que assim afastar as acusações falsas contra ele.
- Um outro vídeo, também circulado pelas redes sociais, tem gerado comentários sobre o comportamento do vocalista. Nesse vídeo, Damiano pareceu simular ato sexual com seu animal de estimação, a Chilli, sempre presente nas publicações da banda. No início do vídeo, postado originalmente no TikTok, Damiano chega a dar um beijo no pet.
- Outra polêmica foi que, em uma atitude ousada, Damiano e o guitarrista Thomas Raggi protagonizaram um beijo gay durante um show ao vivo, no dia 26 de junho deste ano, em um programa de TV na emissora pública da Polônia. O beijo representou um apelo para que os direitos LGBTQIA+ sejam reconhecidos em um país que não apoia a comunidade. Depois do beijo, Damiano pegou o microfone e gritou: “Achamos que todos deveriam ter permissão de fazer sem nenhum medo. Pensamos que todos devem ser completamente livres para ser o que quiserem. Obrigado, Polônia. O amor não é nunca errado”, e foi aplaudido.
Diante do crescente sucesso que a banda tem alcançado nos últimos anos, sobretudo com o público brasileiro, quem sabe eles possam se apresentar por aqui no próximo ano, né? Enquanto nossa vez de conferir os italianos de pertinho não chega, resta-nos ir aprendendo o italiano para entoar as canções a plenos pulmões.