Que a banda Måneskin é um fenônemo do momento, não há o que discutir. O grupo alcança marcas impressionantes nas principais plataformas de streaming de música. E o mais legal é que muita gente se surpreende ao descobrir que eles são italianos.
Hoje em dia, mais do que nunca, devido à força da internet, é muito comum ver artistas ampliando suas fronteiras por meio de músicas em outros idiomas, principalmente o inglês. No caso da Måneskin, essa escolha veio antes mesmo de alcançarem o sucesso. Começou na edição 2017 do “The X-Factor” italiano, um programa competitivo, originalmente inglês, que consagra todo ano artistas da música que se tornam sensação. Lá, a banda italiana optou por cantar vários covers na língua inglesa, principalmente influenciados pelo gênero musical deles, considerado hard rock, que é muito popular em grupos com o idioma inglês.
Inclusive, o grande sucesso atual que deu à Måneskin a popularidade mundial nas redes, “Beggin’”, foi interpretado pela primeira vez durante a passagem pelo “The X-Factor”. Nesse dia, tanto os jurados quanto o público avaliaram muito bem a apresentação, e a partir daí eles encontraram o caminho ideal não só dentro do programa, que os levou ao segundo lugar e rendeu contrato com a Sony Music; mas também nos palcos. No mesmo ano de 2017, lançaram o ep “Chosen”, com 7 músicas, sendo estas apenas uma em italiano (“Vengo dalla luna”).
Do inglês ao italiano: a versatilidade na prática
Já no ano seguinte, em 2018, o cenário mudou um pouco. No álbum de estreia da banda, “Il ballo della vita”, a língua materna dos integrantes ganhou bem mais espaço. Isso já é perceptível até mesmo pela escolha do título. Das 12 músicas, 7 são em italiano, ou seja, mais da metade das faixas. Uma forma de, ao mesmo tempo, continuar cativando o público do país de origem e dar força à língua italiana em outros lugares do mundo. O álbum alcançou ótimas posições nas plataformas musicais e proporcionou a primeira turnê do grupo, de muito sucesso também. Para matar sua curiosidade, as 6 músicas citadas são: “Torna a casa”, “L’altra dimensione”, “Le parole lontane”, “Immortale”, “Lasciami stare”, “Niente da dire” e “Morirò da re”.
A seguir, o clipe e um trecho de “Torna a casa”, grande sucesso que rompeu o paradigma de que eles só teriam êxito cantando em inglês.
“(…) la vita, senza te, non può essere perfetta
Quindi Marlena torna a casa, che il freddo qua si fa sentire
Quindi Marlena torna a casa, che non voglio più aspettare
Quindi Marlena torna a casa, che il freddo qua si fa sentire
Quindi Marlena torna a casa, che ho paura di sparire”
(…) a vida, sem você, não pode ser perfeita
Então, Marlena, volte para casa, pois aqui faz frio
Então, Marlena, volte para casa, pois não quero mais esperar
Então, Marlena, volte para casa, pois aqui faz frio
Então, Marlena, volte para casa, pois tenho medo de sumir
Em março de 2021, a Måneskin venceu o tradicional Festival de Sanremo, também conhecido como Festival della canzone italiana, e com isso garantiram a participação no também tradicional Eurovision (Festival Eurovisão da Canção), em maio, onde também venceram por favoritismo do público. Em ambos, trabalharam com a música “Zitti e buoni”, do álbum “Teatro d’ira – vol.1”, o segundo da banda, lançado alguns dias após o Sanremo.
Este álbum é mais um que o grupo aposta no idioma italiano, mais uma vez já sendo percebido pelo título. Das 8 faixas, 6 são em italiano, quase a totalidade. São estas: “Zitti e buoni”, “Coraline”, “Lividi sui gomiti”, “In nome del padre”, “La paura del buio” e “Vent’anni”, que alcançaram o primeiro lugar nas paradas da Itália.
A seguir, o clipe e um trecho de “Zitti e buoni”, canção forte e tão importante na carreira do Måneskin.
“Vi conviene stare zitti e buoni
Qui la gente è strana, tipo spacciatori
Troppe notti stavo chiuso fuori
Mo’ li prendo a calci ‘sti portoni
Sguardo in alto tipo scalatori
Quindi scusa mamma se sto sempre fuori, ma
Sono fuori di testa, ma diverso da loro”
É melhor ficarem calados e comportados
Aqui as pessoas são estranhas, tipo traficantes
Por muitas noites fiquei trancado do lado de fora
Hoje eu chuto esses portões
Olhar para o alto, tipo alpinistas
Então desculpe, mãe, se estou sempre fora, mas
Estou fora de mim, mas sou diferente deles
O poder de influência
Você já conhecia a banda antes de a versão de “Beggin’” viralizar em redes sociais como TikTok e Instagram?
-Se a resposta é sim, parabéns! Você está atento à cultura pop italiana.
-Se a resposta é não, sem problema! Você não está sozinho.
O grande público, além de estar conhecendo a Måneskin em 2021, também está ficando cada vez mais interessado em aprender o idioma italiano a partir do momento em que conhecem um pouco mais do trabalho deles. Lembra daquela estratégia citada, a de cativar o público do país de origem e, ao mesmo tempo, dar força à língua italiana em outros lugares do mundo? Pois é, eles estão conseguindo, sobretudo entre os adolescentes, que são a maior parte dos fãs. Olha aí o poder de influência!
Inclusive, várias pessoas entram em contato conosco, do Italiano na Prática, em busca do curso, inspirados pelo grupo. Não é incrível isso?
E você, está esperando o quê? Venha aprender italiano também para cantar as músicas da Måneskin sem medo!