Seguindo com a temática dessa semana do nosso blog, não seria justo não falarmos do italiano mais rápido do mundo e consagrado nas Olimpíadas 2020 realizada em Tokyo. Isto mesmo: o sucessor de Usain Bolt é italiano. Mamma mia!
Mas quem é o homem mais rápido do mundo?
Lamont Marcell Jacobs, popularmente conhecido como Marcell Jacobs, exibiu com muito orgulho a bandeira tricolore ao vencer a medalha de ouro nos 100 metros rasos masculino.
Filho de mãe italiana e pai americano, nasceu no Texas nos Estados Unidos, mas ainda pequeno mudou-se para a Itália, quando o pai, militar, foi transferido para a Coréia do Norte. Hoje faz da cidade de Roma a sua residência. Casado e pai de três filhos, é conhecido como “crazy” pelos colegas.
Com apenas 26 anos recebeu inúmeros elogios dos jornalistas italianos, os quais repetiam a ele: “Tu sei un grande!”. Não é pra menos. Marcell Jacobs assegurou para a Itália o topo do pódio que antes fora dominado por Usain Bolt: orgulho por ter atingido 43,3 km/h no auge da velocidade da sua prova – proprio un grande! Jacobs percorreu a distância em 9s80!
Os 100m livre do atletismo não tinham um campeão europeu desde o britânico Linford Christie, em Barcelona-1992. Desde então, o domínio foi da América com triunfos canadenses, estadunidenses e jamaicanos.
Jacobs anuncia que não retornará às pistas de corrida no corrente ano, em razão do desgaste físico para as Olimpíadas, e comparou a sua vitória à festa do futebol italiano também este ano pela Eurocopa. Ele pode, já que é o sexto campeão europeu depois de britânicos, alemães e russos.
Além do atletismo, nosso campeão é fã de carteirinha de basquete e fórmula 1. A paixão pelo basquete vem de berço, o pai o praticava, mas Jacobs assegura que o sucesso dele está reservado ao atletismo. Resta-nos então torcer mais uma vez por ele nas Olímpiadas de Paris em 2024.